Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2011

FOLCLORE; FONTE DE CULTURA E TRADIÇÃO DE UM POVO

Projeto para trabalhar com crianças de 4 A 5 anos.

PROBLEMA: Qual a maneira mais significativa que podemos trabalhar com as crianças na educação infantil o tema em questão – a cultura de nosso povo?

OBJETIVO GERAL: Compreender e valorizar a cultura da nossa cidade através de atividades que desenvolvam o afetivo, o social e o cognitivo, apropriando-se de conceitos e valores capazes de levá-la ao desenvolvimento integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Conhecer uma das manifestações culturais de nossa cidade - Boi de Mamão;
•Ampliar as possibilidades do aprender nas brincadeiras, na dança, no cantar e demais situações de interação através das múltiplas linguagens;

ASSUNTO/ATIVIDADE/SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
•Pesquisas orientadas sobre a cultura de nossa cidade;
•Leitura da história do boi de mamão;
•Confecção dos personagens com oficina de reciclagem e outros materiais que estão ao nosso alcance;
•Ensaios e gravações que realizamos para a culminância do projeto;
•Atividades realizadas em sala de aula;

METODOLOGIA:
•Diálogos,desenhos, pinturas, exercícios psicomotores, músicas, histórias, brincadeiras, coordenação espacial-temporal, dinâmicas, construção com sucata, cantigas de roda, recorte, colagem e painéis.

SOCIALIZAÇÃO

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: Através de projetos interdisciplinares envolvendo histórias e contos, são trabalhadas muitas atividades envolvendo atitudes, sentimentos, expressões e valores.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Através de rodas de histórias e incentivo à
leitura
As práticas de leitura são constantes em toda a rotina da pré-escola. As rodas de história, as dramatizações, as pesquisas fazem parte dessa vivência, que tem como objetivo o despertar prazeroso para a leitura.

A MATEMÁTICA DO COTIDIANO:
•Através de situações concretas de manipulação de quantidade, associadas ao conceito de número, nossas crianças vão sendo introduzidas no universo da lógica e do raciocínio. As leituras de receitas culinárias que apresentam porções e medidas também ampliam a habilidade e o entendimento de quantidade. A resolução de problemas de forma concreta e lúdica também permite a apropriação de muitos conceitos matemáticos.

MOVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE:
•Ter consciência das possibilidades e do potencial do seu corpo é um objetivo na Educação Infantil através de vivências corporais e explorações sensoriais. Com uma orientação adequada, nossas crianças traduzem em expressão muitas habilidades corporais e são iniciadas em algumas práticas esportivas utilizando recursos como: bola, bambolê, pneu, corda, colchonetes, bastões, entre tantos outros.

A MÚSICA E A ARTE COMO FORMA DE EXPRESSÃO:
•Através da música trabalhamos a diversidade sonora e cultural e, através da artes visuais, possibilitamos que as crianças se expressem em diferentes estilos e técnicas, a partir da observação e apreciação de obras de arte de artistas da nossa região, para que possam ter seu próprio estilo e dar vazão ao seu processo criativo. A vernissage dos alunos de 5 anos é o trabalho que fecha com chave de ouro o percurso das artes na Educação Infantil.

CULINÁRIA:
•A culinária surge a partir do conhecimento da cultura de nossa cidade e seus alimentos que podemos realizar atividades conforme a preferência das crianças.

OFICINAS DE PERSONAGENS COM SUCATA:
•São momentos muito ricos de troca e interação, envolvendo atividades concretas relacionadas ao tema. É o momento de “fazer junto”, de construir os personagens que fazem parte da peça de teatro utilizando divisões de tarefas, resultando num objeto final que foi fruto dessa fusão de individualidades.
•A horta feita de sucata/pet com plantio de temperos;

AVALIAÇÃO:
AVALIAÇÃO ESTÁ EM ANDAMENTO:
Descobertas:
-As pessoas que nasceram na própria cidade desconhecem a fundo a história do boi de mamão;
-Que nós sabemos pouco sobre o plantio de temperos. Tivemos que pedir ajuda a uma mãe que lida com plantação;
- Que devemos readaptar as histórias para nossa realidade para que a criança acompanhe a realização das atividades propostas;
- A música, as brincadeiras, o teatro são instrumentos de grande valor para as propostas na educação infantil;
- A divulgação dos aprendizados na comunidade é importante – panfletos para entregar;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Fonte: http://blogboidemamao.wordpress.com


PERSONAGENS DA HISTÓRIA:
BOI-DE-MAMÃO,MARICOTA,MATEUS,CAVALO,CABRA,BERNUNCIA,BERNUNCINHA,MÉDICO,
BENZEDEIRA,URUBU.








Nenhum comentário:

Postar um comentário